terça-feira, 4 de dezembro de 2012


Escola de Comunicação/UFRJ 
Linguagem Audiovisual I
Professores: Consuelo Lins
Programa 2012/2

Ementa: Teoria e crítica do cinema. Diferentes linguagens cinematográficas. Gêneros do Cinema. Cinema e novas tecnologias.

PROGRAMA E FILMOGRAFIA

1.     Apresentação do curso e do filme A Separação (2011), de Asghar Farhadi.
2.     Exibição do filme A Separação (2011), de Asghar Farhadi.
3.     Discussão do filme e apresentação do “Cinema das Origens” + apresentação de curtas.
4.     O Cinema Narrativo Clássico.  
5.     Filmes: Trechos de O nascimento de uma nação e Intolerância de D. W. Griffith.
6.     Vanguardas Históricas + curtas da vanguardas.
7.      O construtivismo e o cinema soviético. Filme: Trechos de O homem da Câmera (1929), Dziga Vertov.   04/12
8.     O construtivismo e o cinema soviético. Filme: Trechos de O Encouraçado Potemkin. 06/12
9.     A. Hitchcock e o Cinema Clássico Narrativo.  Trechos de filmes. 11/12 
10.  Apresentação Power Point com diferentes tipos de planos/Revisão 13/12
11.  PROVA 18/12
Textos da prova:

·      GUNNING, Tom. "O Cinema das Origens", entrevista na Revista Imagens 02, agosto 1994.
·      CESARINO COSTA, Flávia. “Primeiro Cinema”. In: Fernando Mascarello (org.), História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.
·      XAVIER, Ismail. D.W. Griffith: O Nascimento de um Cinema. Brasiliense, 1994.
·      VIEIRA, João Luís. “As vanguardas historicas: Eisenstein, Vertov e o construtivismo cinematografico”. In: Ivana Bentes (org.), Ecos do Cinema, de Lumière ao Digital. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
·      SARAIVA, Leandro. “Montagem soviética”. In: Fernando Mascarello (org.), História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.
·      CANIZAL, Eduardo Penuela. “Surrealismo”. In: Fernando Mascarello (org.), História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.

12.  Orson Welles e o Cinema Moderno.
13.  Filme: Cidadão Kane (1941), de Orson Welles. 
14.  Neo-Realismo + trechos de filmes.  
15.  Roma, cidade aberta (1945), de R. Rossellini/ Ladrão de bicicletas (1948) de Vittorio De Sica.
16.  Nouvelle Vague e a Política dos Autores (Antonioni + Godard).     
17.  Filme: Acossado (1960), de J. L. Godard.  
18.  Os cinemas novos no Brasil: Cinema Novo + Cinema Marginal + Filmes: trechos de Deus e o Diabo (1964) de Glauber Rocha e O Bandido da Luz Vermelha (1969), de R. Sganzerla.
19.  Cinema brasileiro contemporâneo : O invasor (2001/Beto Brandt)
20.  Cinema brasileiro contemporâneo : O céu sobre os ombros (2011/Sérgio Borges) 
21.  Cinema brasileiro contemporâneo : a escolher
22.  Seminários, revisão e prova final.


BIBLIOGRAFIA:

1. O Cinema das Origens

GUNNING, Tom. "O Cinema das Origens", entrevista na Revista Imagens 02, agosto 1994.
CESARINO COSTA, Flávia. O Primeiro Cinema. Espetáculo, Narração, Domesticação. São Paulo: Editora Scritta, 1995.
_______________________. “Primeiro Cinema”. In: Fernando Mascarello (org.), História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.
MACHADO, Arlindo. "Pré-cinemas: as Origens do Cinema" e "O cinema das Origens" in Pré-Cinemas & Pós-Cinemas. São Paulo: Editora Papirus, 1997

2. O Cinema Narrativo Clássico

XAVIER, Ismail. O Discurso Cinematográfico: opacidade e transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
_______. D.W. Griffith: O Nascimento de um Cinema. Brasiliense, 1994.
_______. “A continuidade (match-up) e a montagem paralela no cinema de Griffith”. In: Ivana Bentes (org.), Ecos do Cinema, de Lumière ao Digital. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
LUZ, Rogério. “A Construção da Narrativa”. In: Ivana Bentes (org.), Ecos do Cinema, de Lumière ao Digital. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
Hitchcock/Truffaut. Entrevistas. São Paulo: Brasiliense, 1986.

3. As Vanguardas Históricas

VIEIRA, João Luís. “As vanguardas historicas: Eisenstein, Vertov e o construtivismo cinematografico”. In: Ivana Bentes (org.), Ecos do Cinema, de Lumière ao Digital. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
XAVIER, Ismail (org). A Experiência do Cinema. Ed. Graal e Embrafilme, 1983
MACHADO, Arlindo. Eisenstein: Geometria do Extase. São Paulo: Brasiliense, 1982.
EISENSTEIN, Sergei. A Forma do Filme e O Sentido do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
KRACAUER, Siegfried. De Caligari a Hitler: uma História Psicológica do Cinema Alemão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. (sobre o expressionismo alemão)
CANEPA, Laura. “Expressionismo alemão”. In: In: Fernando Mascarello (org.), História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.
SARAIVA, Leandro. “Montagem soviética”. In: Fernando Mascarello (org.), História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.
CANIZAL, Eduardo Penuela. “Surrealismo”. In: Fernando Mascarello (org.), História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.

4. Cinema moderno/Cinemas Nacionais

BAZIN, A. O cinema, ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.
BAZIN, A. Orson Welles. Jorge Zahar Editor, 2005.
BENTES, Ivana. Joaquim Pedro de Andrade: a revolução intimista. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1996.
______. "O Devorador de Mitos" - introdução do livro Glauber Rocha. Cartas ao Mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
DELEUZE, Gilles. "Para Além da Imagem-Movimento" 1º capítulo do Volume Cinema 2: A Imagem-Tempo. Editora Brasiliense.
FABRIS, Mariarosaria. O Neo-Realismo Cinematográfico Italiano. São Paulo: Edusp/Fapesp, 1996.
__________________.  “Neo-realismo italiano”. In: Fernando Mascarello (org.), História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.
MANEVY, Alfredo. “Nouvelle Vague”. In: Fernando Mascarello (org.), História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.
PARENTE, A. Narratividade e Modernidade. Campinas: Papirus, 2000.
XAVIER, Ismail. Sertão Mar - Glauber Rocha e a Estética da Fome. São Paulo: Brasiliense, 1983.
-------------.Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo, cinema marginal. São Paulo: Brasiliense, 1993.
-------------. O Cinema Brasileiro Moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
ROCHA, Glauber. A Revolução do Cinema Novo. Embrafilme/Alhambra. (textos: A Estética da Fome, A Revolução é uma Estética, Tricontinental).
 
5. Nova Hollywood, independentes e Blockbusters

MANEVY, Alfredo. “Hollywood: a versatilidade do gênio do sistema” ” em Cinema Mundial Contemporâneo” (org. Mauro Baptista e Fernando Mascarello).  Papirus, 2008.
SUPPIA, Alfredo; PIEDADE, Lúcio e FERRARAZ, Rogério. “O cinema independente americano” em Cinema Mundial Contemporâneo” (org. Mauro Baptista e Fernando Mascarello).  Papirus, 2008.
           
Catálogo da mostra John Cassavetes :
O enigma Cassavetes, Joel Pizzini
Por trás da câmera, John Cassavetes.
Herança de Cassavetes, por Rodrigo Fonseca. Texto extraído do Dossi~e Cassvetes, publicado na Revista de Cinema n 38. Rodrigo Fonseca.
Produção Independente, por Hernani Heffner
Ficção filmada como documentário, por Consuelo Lins
Baixo Orçamento e alto astral, por Domingos deOliveira
Os fluxos do amor, por Ruy Gardnier

Comolli, Jean-Louis. Mais Verdadeiro que o Verdadeiro: o cinema de Cassavetes e a ilusão da vida In: Ver e Poder. UFMG, 2008

6. Video-Arte e Novas Tecnologias

MACHADO, Arlindo. Pré-Cinemas & Pós-Cinemas. São Paulo: Papirus. 1997
______________. Made in Brasil. Três décadas de vídeo brasileiro. Itaú Cultural, 2003.
______________. Video no Brasil (texto).
OMAR, Arthur. “Cinema, Vídeo e tecnologias digitais. A questão do artista.” In: Ivana Bentes (org.), Ecos do Cinema, de Lumière ao Digital. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
Videos: Nam June Paik, Bill Violla, Zbignew, Garry Hill, etc. Brasileiros: Eder Santos, Arthur Omar, Sandra Kogut, Lucas Bambozzi, Cao Guimarães etc.

Catálogos e exibição de vídeos

6. Construção do Real/Documentário
 
BERNARDET, J. C. Cineastas e Imagens do Povo. São Paulo: Brasiliense, 2004.
DA-RIN, Silvio. Espelho partido, tradição e transformação do documentário cinematográfico. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2004.
GRANJA, Vasco. Dziga Vertov. Portugal: Horizonte de Cinema, Livros Horizonte.
LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho. Televisão, cinema e vídeo. Jorge Zahar Editor, 2004.
_____________. “Documentário: uma ficção diferente das outras?”. In: Ivana Bentes (org.),  Ecos do Cinema, de Lumière ao Digital. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
­­_____________. “O cinema de Eduardo Coutinho: uma arte do presente”. In: Ivana Bentes (org.), Ecos do Cinema, de Lumière ao Digital. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
______________. Filmar o real. Sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org.) Documentário no Brasil. Tradição e Transformação. São Paulo, Summus Editorial, 2004.






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